Falso: Não, este vídeo não mostra mísseis lançados pelo Iémen contra Israel após o ataque ao Irão

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O vídeo não foi filmado recentemente. Começou a circular em 2014, durante a guerra do Donbass, que ocorreu no leste da Ucrânia.
Um vídeo de um atentado circula nas redes sociais acompanhado do seguinte texto: “Após o lançamento de drones suicidas pelo IRÃ em direção a ISRAEL, o Iêmen também lançou mísseis contra Israel”. Isto é falso.

O vídeo não foi filmado recentemente. Começou a circular em 2014, durante a guerra do Donbass, que ocorreu no leste da Ucrânia.

De qualquer forma, o movimento armado Houthi no Iémen está em confronto direto com Israel desde 7 de outubro de 2023, na zona portuária de Eilat, no sul de Israel.

Um vídeo de um atentado bombista está circulando nas redes sociais junto com o seguinte texto: “Após o lançamento de drones suicidas pelo IRÃ em direção a ISRAEL, o Iêmen também lançou mísseis contra Israel ”. 

Isto é falso . O vídeo – que teve mais de 1 milhão de visualizações no X e Threads – não foi filmado recentemente, no contexto do conflito entre Israel e o Irão, mas circula pelo menos desde 2014 . Além disso, o movimento armado Houthi no Iémen está em confronto direto com Israel desde 7 de outubro de 2023, na zona portuária de Eilat, no sul de Israel. 

Através de uma pesquisa reversa de imagens no Google, o Chequeado encontrou uma publicação de 2014, gravada durante a guerra do Donbass, ocorrida no leste da Ucrânia. Isto é, as imagens não reflectem um ataque de mísseis do Iémen contra Israel…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷