Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Um grupo de cães perseguia veículos nas pistas de decolagem e pouso de um aeroporto. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais com a alegação de que isso ocorreu no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA) , no México. Porém, isso é desinformação , já que as imagens foram captadas em Bagdá, capital do Iraque.
“Um dia normal na AIFA ”, lê-se na publicação de X, que ultrapassou os 3.300 “gostos” e as 195 mil visualizações ao partilhar o vídeo.
Uma pesquisa reversa no Google mostrou que a gravação foi retirada de contexto , pois não pertence à AIFA, em Santa Lucía, Estado do México, mas foi gravada no Aeroporto Internacional de Bagdá.
O próprio local detalhou através de sua conta oficial no Facebook (Meta) que, embora o vídeo tenha sido gravado em Bagdá, não é atual e é utilizado por alguns partidos políticos para desacreditar as autoridades.
“ As redes sociais divulgaram um vídeo de cães correndo pela pista do Aeroporto Internacional de Bagdá , e neste sentido gostaríamos de mostrar ao público em geral que este vídeo é antigo, do governo anterior”, escreveram em comunicado.
Enquanto a imprensa americana noticiou que outros dois países árabes – Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – colaboraram com informações de inteligência, a Jordânia teria sido o único que contribuiu para a interceptação dos lançamentos iranianos…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽