Falso: É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirma que “se comprovar desbordando para uma censura, deve ser imediatamente reformulada a decisão”. A legenda insinua que a gravação é de uma sessão recente da corte e demonstraria que ministros estariam “repensando suas decisões” após o empresário Elon Musk insinuar que o presidente do TSE e ministro do STF, Alexandre de Moraes, estaria praticando censura no Brasil. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

O efeito Elon Musk já está fazendo a bandidagem repensar suas decisões.*DEUS não dorme!* Os bandidos e o ditador de toga estão recuando das m que fazem O Bicho vai pegar

O vídeo é antigo e foi gravado durante uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro de 2022. A fala da vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, foi proferida durante julgamento que decidiu pela suspensão da monetização de quatro canais bolsonaristas no YouTube e da exibição do documentário intitulado “Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”, produzido pelo site Brasil Paralelo, até o dia 31 de outubro de 2022 – dia seguinte ao segundo turno das eleições daquele ano…

Veja a apuração completa no site Lupa