Falso: Lula retoma mito centenário desmentido pela Nasa para exagerar tamanho da transposição do São Francisco

Apurado pelo site Aos Fatos

Diferentemente do que sugeriu Lula (PT) em discurso na última quinta-feira (4), não é possível avistar as obras da transposição do rio São Francisco a partir da Lua. A alegação exagerada do presidente é uma versão atualizada de uma mentira contada ao menos desde 1904: a de que seria possível avistar a Muralha da China dessa distância. Imagens feitas durante missões espaciais mostram que nenhuma estrutura construída na Terra pode ser avistada do satélite — que está a mais de 380 mil km de distância.

O presidente também engana ao alegar que a transposição tem extensão total de mais de 640 km. Ainda que essa fosse a dimensão prevista inicialmente, Lula omite que o projeto foi modificado ao longo dos anos e que a extensão final da obra principal foi de 477 km.

Confira abaixo o que checamos.

A fala de Lula retoma um boato que circula nas redes há décadas e que foi desmentido pela Nasa há pelo menos 20 anos. Diferentemente do que sugere o presidente, não é possível enxergar a Muralha da China — tampouco qualquer construção humana — da Lua.

O primeiro registro do mito sobre a obra chinesa é do início do século 20:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos