Verificado: Governo alemão revela que não houve pandemia?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Um post partilhado no Facebook afirma que documentos oficiais alemães provam que a pandemia de Covid-19 foi apenas uma manobra política. O que dizem os factos?
Um post partilhado no Facebook afirma que documentos oficiais alemães provam que a pandemia de Covid-19 foi apenas uma manobra política. O que dizem os factos?

Partilhada num grupo de Facebook com mais de 2 mil seguidores, a publicação em causa alega que o “Governo alemão foi forçado a admitir que os chamados conspiracionistas estavam certos em relação a tudo durante a pandemia”. Associado ao post está o link de uma suposta notícia do blog “The People’s Voice”.

Um vídeo publicado no blog mostra o discurso de um suposto especialista alemão, Stefan Homburg, onde o mesmo cita alegados dados de organizações como a World Health Organization, o Federal Statistical Office of Germany (equivalente ao Instituto Nacional de Estatística, em Portugal) e, ainda, do The Robert Koch Institute — o instituto de saúde pública da Alemanha — para corroborar a tese de que a pandemia não passou “de uma fraude”.

Mas, quem é Stefan Homburg? Trata-se de um professor de economia, já reformado, que foi diretor do Institute of Public Finance na Universidade de Hannover e que ganhou atenção mediática durante a pandemia de Covid-19, através de posts no X (antigo Twitter) a questionar a fundamentação para que tivesse sido declarada a pandemia e onde defendeu que os dados oficiais divulgados eram “todos mentira”. Homburg não tem, portanto, qualquer formação profissional ligada à área da saúde…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹