Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: De acordo com um vídeo postado nas redes sociais, o presidente da Rússia, Putin, “revelou” que Jesus era negro. Mas Putin não é o primeiro a dizer isto e qualquer que seja o tom de pele do messias cristão, não há nenhuma evidência convincente nesta afirmação.
Pelo menos, é essa a afirmação que circula nas redes sociais no Gana , no Quénia , na Nigéria , na África do Sul , no Uganda e noutros locais desde finais de Março de 2024.
A reivindicação inclui um vídeo dividido em três quadros. No topo está uma filmagem de Putin em uma mesa com homens uniformizados, abrindo uma caixa dourada ornamentada. No interior, vemos brevemente uma obra de arte religiosa ortodoxa russa , ou ícone .
A moldura no canto inferior esquerdo mostra uma obra de arte semelhante, de um Jesus de pele escura, e no canto inferior direito está uma foto de Putin apontando o dedo.
O vídeo começa com uma narração artificial: “Putin revela ao mundo um segredo que os europeus escondem dos africanos há milénios, que Jesus era negro”. Um milênio equivale a 1.000 anos…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦