Verificado: Ladrão pendura camiseta envenenada no retrovisor do carro para roubar a vítima?

Apurado pelo site E-Farças

As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de abril de 2024, e mostram um flagrante de um golpe fatal captado por câmeras de segurança, que estaria sendo aplicado em diversas cidades do Brasil. No vídeo de cerca de 3 minutos de duração, podemos ver um homem borrifando um produto em uma camiseta que ele havia pendurado no retrovisor de um veículo. Pouco tempo depois, uma mulher se aproxima do carro, cheira o pano e perde os sentidos, caindo para dentro do veículo. O criminoso então se aproxima, arrasta a vítima para fora do automóvel e o leva embora.

Em apenas uma das publicações feitas no Twitter, no dia 8 de abril de 2024, já foi vista mais de 50 mil vezes, mas será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?

O vídeo é uma encenação!

Não encontramos nenhum caso semelhante publicado nos jornais e também não há nenhuma nota feita pelas autoridades policiais sobre o assunto.

Basta assistir ao vídeo com atenção para notar alguns erros simples que denunciam a fraude. As câmeras de segurança estavam em posições estratégicas, todas muito bem posicionadas. Um ladrão “bom mesmo” teria percebido que esse automóvel não seria uma boa opção, pois o deixaria muito exposto.

A “vítima” ajuda o ladrão a levá-la para o poste, caminhando disfarçadamente enquanto é carregada.

A substância usada para desmaiar a vítima também não existe na vida real. Certamente iria evaporar rapidamente devido à exposição ao sol.

Através de busca reversa por frames do vídeo, encontramos diversas publicações do mesmo vídeo, cada um com uma versão diferente para a cidade onde o crime supostamente teria ocorrido. No entanto, tudo indica que sua a primeira postagem foi feita na página do Facebook chamada Mente e Corpo Feliz, no dia 19 de março de 2024, como podemos ver a seguir:

Perceba que a “vítima” do assalto é a mesma pessoa que faz a personagem principal desse outro vídeo publicado na mesma página, no dia 2 de março de 2024:..

Veja a apuração completa no site E-Farças