Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo em que várias pessoas são vistas correndo pela rua para se protegerem do desabamento de um prédio, após o terremoto em Taiwan no dia 3 de abril. Mas as imagens correspondem a um terremoto ocorrido em 6 de fevereiro de 2023 na cidade turca de Sanliurfa.
Depois do terramoto em Taiwan, no dia 3 de abril, começou a circular nas redes sociais um vídeo em que várias pessoas são vistas a correr pela rua para se protegerem do desabamento de um edifício que é atribuído ao recente acontecimento.
Porém, é falso que a peça tenha sido gravada durante o terremoto. As imagens correspondem a um terremoto ocorrido em 6 de fevereiro de 2023 na cidade turca de Sanliurfa.
O conteúdo viral também foi verificado pelos sites espanhóis de verificação de fatos Maldita. es e Newtral.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que um prédio de vários andares desaba, enquanto diversas pessoas correm pela rua em busca de abrigo. O momento teria sido capturado durante o terremoto de 3 de abril em Taiwan, segundo diversas postagens virais.
“Incidentes devastadores esta manhã em Taiwan, um forte tremor causa o desabamento de um edifício”, diz uma das postagens compartilhadas através do X (ex-Twitter). Outras mensagens semelhantes alertam sobre as “imagens chocantes que mostram o desabamento de um edifício após o forte terremoto desta manhã em Taiwan” e que “não se sabe se o desabamento deixou alguma vítima”.
Porém, é falso que o vídeo viral tenha sido gravado nos últimos dias. As imagens originais foram capturadas no contexto de um terremoto na Turquia em 6 de fevereiro de 2023, conforme noticiado na época por diversos meios de comunicação internacionais…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷