Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
“O presidente e o jornalista assassinado em Veracruz?”, “com Jesus”, responde Andrés Manuel López Obrador , lê-se na captura de tela de uma transcrição de declarações que circulam no X, antigo Twitter.
Embora a resposta corresponda ao que o presidente disse, foi tirada do contexto. O presidente não se referia à figura religiosa, mas a Jesús Ramírez Cuevas, porta-voz do Governo do México.
Você pode ler: Sanjuana Martínez acusa porta-voz da Presidência de corrupção; exibe suposto áudio de negociações para extinguir Notimex
Através de uma pesquisa reversa no Bing, El Sabueso detectou que esta captura foi retirada do contexto desde 2020 em diferentes redes sociais. A imagem foi retirada da versão estenográfica da coletiva de imprensa matinal do presidente mexicano em 31 de março de 2020.
“Esta atrocidade só pode ser mais um elo numa série de tentativas daqueles que estão em guerra com o nosso país desde 2014, de mãos dadas com o regime neonazi em Kiev ”, afirmou, citado pela agência noticiosa Reuters .
No vídeo da coletiva de imprensa observa-se que a pergunta sobre a questão da jornalista assassinada em Veracruz, María Elena Ferral, foi feita no final do evento e Andrés Manuel López Obrador respondeu: “Com Jesus”, dando a entender que A questão foi feita a Jesús Ramírez Cuevas, porta-voz do Governo Federal e não que o jornalista estivesse com “Jesus”, o personagem bíblico…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽