Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Vídeos que mostram agentes das Forças Armadas no interior da sede do Instituto Nacional Eleitoral (INE) foram utilizados para garantir que “o Exército tomou conta das instalações do INE”. No entanto, trata-se de desinformação, uma vez que se trata de inspeções prévias ao primeiro debate presidencial que serão protegidas por elementos de segurança.
Uma das postagens alcançou mais de 3 mil “curtidas” no
Por outro lado, um TikTok ultrapassou as 30 mil “curtidas”, mas acrescentou a afirmação de que “o presidente ordenou a apreensão das instalações eleitorais”, e um vídeo no YouTube acumulou mais de 250 mil visualizações com um título que aponta tanto a falsa “tomando” como um suposto cancelamento do debate.
Acompanhe aqui a cobertura das eleições de 2024
Estas publicações descontextualizam alguns vídeos publicados no dia 4 de abril, quando La Jornada e a jornalista Andrea Meraz partilharam X gravações de elementos do Exército e da Guarda Nacional dentro do INE . No entanto, nas suas descrições esclareceram que se tratava de uma revisão e não de uma tomada violenta do espaço.
“Elementos da Guarda Nacional e do Exército inspecionam o auditório da sede do INE, onde estão a ser feitos os preparativos para o debate presidencial do próximo domingo, 7 de abril”, lê-se no post do X de La Jornada…