Falso: É falso que militares em vídeo destruíram objetos para incriminar invasores no 8 de janeiro

Apurado pelo site Lupa

Circulam nas redes sociais posts alegando que teria vazado um vídeo em que militares do Exército destruíram objetos do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, para incriminar os invasores que estavam no local. É falso.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Quer dizer que o exército também forjou o 8 de janeiro ???? Como é que é ???? Pra incriminar as pessoas ??? #videovazado8dejaneiro,aos poucos a verdade vai aparecendo

O vídeo que circula nas redes sociais não “vazou”. Trata-se de um trecho das gravações do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto registradas em 8 de janeiro de 2023. As imagens foram divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) em abril de 2023, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O vídeo original mostra que os militares chegaram depois dos golpistas e utilizaram mesas para barrar a passagem dos invasores. Em nenhum momento os integrantes do Exército quebram objetos, como diz a legenda enganosa. Os itens danificados que aparecem na gravação foram destruídos antes, pelos manifestantes…

Veja a apuração completa no site Lupa