Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Depois de Carlos III anunciar que tem um cancro, circula no Facebook que a doença será no pâncreas e que o Rei tem dois anos de vida. Contudo, nenhuma das informações foi confirmada por fonte oficial.
Depois de Carlos III anunciar que tem um cancro, circula no Facebook que a doença será no pâncreas e que o Rei tem dois anos de vida. Contudo, nenhuma das informações foi confirmada por fonte oficial.
Há publicações a circular no Facebook que dão conta de que o Rei Carlos III terá uma esperança de vida de dois anos e que o cancro que lhe foi diagnosticado será no pâncreas. Estas informações não foram confirmadas por fontes oficiais da casa real. A instituição apenas partilhou com o público que o monarca tem um cancro, sem especificar onde, e que está a fazer tratamentos, sem também avançar quais.
Vários utilizadores partilharam um mesmo texto, quase sem alterações entre eles, e onde se pode também ler: “Rei Carlos III tem apenas dois anos de vida após diagnóstico de cancro. A imprensa inglesa avançou neste domingo, 24 de março, que após o diagnóstico de cancro no pâncreas, o Rei Carlos III tem apenas dois anos de vida, conforme revela o InTouch”.
A notícia do site InTouch com estas informações está publicada como tendo sido atualizada a 22 de março, e escreve que “fontes revelaram em exclusivo” qual o cancro e o tempo de vida do Rei, mas não esclarece quem são ou qual a sua origem.
A publicação tem uma terceira parte: “O diagnóstico do Rei Carlos III, de 75 anos, foi revelado pelo Palácio de Buckingham a 5 de fevereiro. O monarca descobriu o problema de saúde depois de ter feito uma operação na próstata, no fim de janeiro.” Estas informações de contexto são verdadeiras. De facto, no dia 5 de fevereiro de 2024 a casa real britânica publicou no site da família real e nas suas redes sociais (Instagram e X) um comunicado do Palácio de Buckingham onde informava o público de que testes diagnósticos ao Rei identificaram “uma forma de cancro”. A descoberta foi feita na sequência do tratamento a um diagnóstico de próstata aumentada que levou o monarca a estar internado três dias no hospital privado London Clinic, na capital britânica, entre os dias 26 e 29 de janeiro…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹