Verificado: Não há provas de alegações generalizadas de que a sede da inteligência da Somália foi atacada por terroristas

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Apesar dos tweets e de um relatório alegando que a sede da Agência Nacional de Inteligência e Segurança da Somália foi atacada por militantes do Al-Shabaab em 9 de Março de 2024, não há provas credíveis para esta afirmação.

Dois tweets , ambos postados na plataforma X em 10 de março de 2024, fazem essa afirmação e receberam coletivamente mais de 100.000 visualizações e muito engajamento.

A saída de Barre deixou um vazio de poder e a União dos Tribunais Islâmicos (UCI) foi uma das forças que surgiu para preenchê-lo, mas não foi reconhecida internacionalmente. O Governo Federal de Transição (GFT) formado em 2004 foi reconhecido internacionalmente. A UCI opôs-se ao governo de transição e o Al-Shabaab emergiu como o seu braço militante.

A Somália adotou uma nova constituição em 2012, levando à eleição de um presidente . O país tem um sistema federal de governo. O presidente somali tem sido tradicionalmente eleito indiretamente pelo parlamento federal , e não diretamente pelos cidadãos. No entanto, em Maio de 2023, o governo somali introduziu eleições directas.

A Agência Nacional de Inteligência e Segurança ( NISA ) é a agência de inteligência da Somália, responsável pela proteção dos interesses de segurança nacional. A Somália enfrenta o desafio de segurança de combater o grupo terrorista Al-Shabaab . Embora a influência do Al-Shabaab tenha sido reduzida , ainda realiza ataques esporádicos mas mortais…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦