Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: As primeiras páginas falsas dos jornais não são novidade nas plataformas de redes sociais quenianas. Um exemplo, aparentemente do jornal Star, afirma que Kalonzo Musyoka está a juntar-se à coligação Kenya Kwanza.
A primeira página é datada de 19 de março de 2024 e apresenta uma foto do presidente do Quênia, William Ruto, sorrindo para o líder do partido Wiper, Kalonzo Musyoka .
Ruto é o porta-bandeira da aliança Quênia Kwanza .
Em Agosto de 2023, o Comité de Diálogo Nacional (Nadco) foi criado para facilitar as conversações entre os partidos maioritários e minoritários para garantir o consenso. Em 8 de março de 2024, Musyoka esteve na Câmara para apresentar o relatório Nadco ao presidente Ruto.
As alegações de que Musyoka se juntará ao Kwanza do Quénia podem ser o resultado da confusão entre o relatório da Nadco e um acordo governamental de coligação. Musyoka refutou veementemente este último, afirmando que não quer um cargo governamental e, em vez disso, permanecerá na oposição. No início do ano, ele anunciou sua candidatura presidencial para as eleições gerais de 2027…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦