Falso: A reclamação cansativa de pneu não consegue tração

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Alega-se que um estudo do Reino Unido descobriu que a poluição causada pelos veículos eléctricos é 1850 vezes superior à dos automóveis movidos a gasolina.

A afirmação é falsa. O estudo não comparou veículos elétricos e movidos a gasolina. O número de 1850 vezes refere-se às emissões de desgaste dos pneus em comparação com as emissões de escape dos automóveis a gasolina.

A alegação aparece em vários posts no Facebook (exemplos , ), com muitos links para um artigo de 13 de março em um site de desinformação chamado The People’s Voice .

A manchete do artigo diz: “Estudo revela que carros elétricos poluem 1.850 vezes mais que veículos movidos a combustível”.

No primeiro parágrafo, o artigo diz: “O estudo de 2022 da Emissions Analytics… descobriu que durante uma viagem de 1.600 quilômetros, os VEs liberam 1.850 vezes mais poluentes no ambiente circundante do que os veículos movidos a gás, devido ao peso maior que corrói os pneus. ”.

Mas o estudo da organização de investigação independente Emissions Analytics (EA) , sediada no Reino Unido, não encontrou nada disso…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺