Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem mostra as cascatas da Barragem de Jati, na região do Cariri (CE), sem água. O homem afirma que a Barragem de Jati foi inaugurada no governo Jair Bolsonaro (PL), no ano de 2020, trazendo água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) até o Ceará e que, após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não houve mais água “descendo pela cascata”. Falta Contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Eu estou aqui em Jati, no Ceará, na barragem de Jati, hoje é dia 10 de março de 2024, lembrando que essa barragem aqui que hoje não está descendo água no canal da transposição, um dia o presidente Bolsonaro inaugurou essa barragem aqui e mostrou aquela cascata lá jorrando água (…) Cadê a cascata? Foi embora. Foi só o presidente Lula entrar, assumir o poder. A cascata acabou
A Barragem de Jati (CE), além de ser um reservatório para as águas vindas do São Francisco, é também o início de outro projeto de transposição, o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A obra é de responsabilidade estadual e leva água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) até municípios cearenses…
Veja a apuração completa no site Lupa