Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que os parlamentares brasileiros que concederam uma entrevista à imprensa em Washington, em frente ao Congresso dos Estados Unidos, estavam fingindo falar para o público. O evento foi acompanhado pela imprensa e transmitido ao vivo por um canal de TV. Tampouco é verdade que um vídeo mostre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acenando para ninguém durante uma visita em Goiás: registros de outro ângulo do mesmo momento atestam que havia dezenas de pessoas acenando de volta para ele.
As publicações enganosas acumulavam ao menos 7.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (14).
Diferentemente do que afirmam publicações virais nas redes, havia pessoas acompanhando tanto a entrevista à imprensa concedida por parlamentares brasileiros e americanos na última terça-feira (12) quanto a visita de Bolsonaro a Goiás em abril de 2020.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) solicitou, em fevereiro, uma audiência no Congresso americano, mas seu pedido foi vetado. Mesmo assim, ele e outros parlamentares brasileiros foram aos Estados Unidos e concederam uma entrevista à imprensa do lado de fora do Congresso para denunciar, segundo as palavras do próprio Eduardo, o “autoritarismo judicial e a perseguição política aos oposicionistas no Brasil”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos