Falso: Lewandowski não disse que Comando Vermelho está ajudando o governo na busca por fugitivos

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou em entrevista que o governo estaria recebendo ajuda e informações de membros da facção criminosa Comando Vermelho, em meio às investigações sobre a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Na verdade, o ministro disse que a polícia interceptou conversas que mostram que a facção auxiliou na fuga.

As publicações enganosas acumulavam ao menos 21 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (15). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Não é verdade que o ministro Ricardo Lewandowski disse, em entrevista à imprensa na última quarta-feira (13), que o Ministério da Justiça e Segurança Pública estaria recebendo informações do Comando Vermelho em meio à busca dos dois criminosos que fugiram de um presídio federal. O boato tem origem na interpretação incorreta da fala do ministro por parte de uma repórter do canal TCM Notícias que, mais tarde, corrigiu a informação e pediu desculpas pelo erro.

Durante a entrevista (cuja íntegra pode ser conferida aqui), um dos jornalistas presentes questiona se a polícia conseguiu interceptar conversas de membros da facção criminosa que indicariam que a facção poderia ter ajudado na fuga dos dois presidiários. Lewandowski, então, responde:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos