Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro e único ex-presidente da República a ter o passaporte retido por decisão da Justiça, como alega um vídeo que circula nas redes. Em 2018, o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também teve o documento apreendido em meio a investigações da Operação Zelotes. Em fevereiro deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a apreensão do passaporte de Bolsonaro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 9.000 compartilhamentos no Facebook, centenas de curtidas no Instagram e milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (15).
Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado pelo Aos Fatos engana ao dizer que Bolsonaro foi o único ex-presidente a ter o passaporte retido pela Justiça. As peças de desinformação omitem que Lula também teve o documento confiscado em 2018 por determinação da Justiça Federal.
Em janeiro daquele ano, o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte após pedido do MPF (Ministério Público Federal), sob a alegação de que Lula poderia fugir do país. O ex-presidente tinha viagem marcada para a Etiópia, onde participaria de um evento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos