Falso: Vídeo distorce fatos sobre operação antiga para sugerir perseguição a manifestantes de direita

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que uma reportagem do Fantástico, da Globo, manipulou informações sobre uma operação recente da Polícia Civil do Distrito Federal contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ação policial ocorreu em 2020, e os fatos descritos pelo programa foram confirmados pelas autoridades. As peças de desinformação omitem ainda que a operação ocorreu porque o grupo investigado havia atacado o STF (Supremo Tribunal Federal) e ameaçado o governador Ibaneis Rocha (MDB).

As publicações enganosas acumulavam ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook e centenas curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (21). As peças de desinformação circulam também no WhatsApp.

É enganoso o vídeo em que um homem não identificado compara informações apresentadas por uma reportagem do Fantástico com o conteúdo de um áudio gravado por um suposto policial civil sobre uma operação realizada contra extremistas em Brasília. A publicação faz diversas distorções para fazer crer que a imprensa e as forças policiais estariam manipulando a opinião pública para criminalizar a extrema-direita:

A peça de desinformação se refere a uma operação de busca e apreensão realizada em junho de 2020 em uma chácara em Arniqueira (DF). O local foi identificado como um ponto de encontro do grupo “300 do Brasil”, formado por apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro. Seus membros tinham sido responsáveis, dias antes, por lançar fogos de artifício contra o prédio do STF e atacar enfermeiros que protestavam em Brasília contra o avanço da Covid-19 no país…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos