Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O ex-presidente Donald Trump, que enfrenta uma sentença de 454 milhões de dólares num caso de fraude empresarial em Nova Iorque, classificou o montante como “sem precedentes e praticamente impossível para qualquer empresa”. Seus advogados disseram que ele não conseguiu garantir uma fiança para cobrir isso.
“Um vínculo do tamanho estabelecido pelo juiz controlado pelo Clube Democrata, na corrupta e racista caça às bruxas Letitia James, é inconstitucional, antiamericano, sem precedentes e praticamente impossível para QUALQUER empresa, incluindo uma tão bem-sucedida quanto a minha”, Trump escreveu em 18 de março em sua plataforma Truth Social. “As empresas de títulos nunca ouviram falar de tal título, deste tamanho, antes, nem têm a capacidade de depositar tal título, mesmo que quisessem.”
Trump está errado na sua caracterização da dimensão relativa do julgamento.
Especialistas disseram que o julgamento é elevado para uma empresa privada, de capital fechado, como a Organização Trump. Mas empresas maiores, como as multinacionais, pagaram títulos de recurso de mil milhões de dólares ou mais. O PolitiFact contatou a campanha de Trump para comentar, mas não recebeu resposta da publicação…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸