Falso: Médico diagnostica erroneamente a legalidade da morte assistida

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Um médico suspenso afirma que as pessoas que ajudam nos suicídios médicos regulamentados em Victoria estão cometendo um crime passível de prisão, apesar das leis estaduais de morte assistida voluntária.

Isto é falso. As leis de morte voluntária assistida de Victoria determinam especificamente que os profissionais de saúde e outras pessoas que auxiliam no suicídio de outra pessoa “de boa fé” estão protegidos de responsabilidade criminal.

Mark Hobart , um ex-GP de Melbourne suspenso dos treinos em 2021 após supostamente distribuir certificados falsos de isenção de vacina COVID-19, fez a afirmação durante uma discussão por vídeo no Facebook .

“Bem, você sabia que essa eutanásia é chamada em Victoria de morte voluntária assistida, mas basicamente é suicídio assistido”, diz o Dr. Hobart (vídeo 26min 05seg).

“O médico dá um frasco de veneno para o paciente. Eles o mantêm ao lado da cama e quando têm vontade de se matar bebem o frasco de veneno.

“Isso está na Lei de Crimes de Victoria, porque pesquisei isso outro dia, ajudar ou encorajar o suicídio é uma pena de cinco anos de prisão…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺