Falso: Batalha de saúde do jornalista usada indevidamente como propaganda antivacina

Apurado pelo site AAP 🇦🇺

Usuários de redes sociais afirmam que um jornalista da Fox News foi diagnosticado com “câncer turbo” e “VAIDS” – ou síndrome de imunodeficiência adquirida por vacina – após receber uma vacina COVID-19.

Isto é falso. Sites de desinformação pegaram o artigo de opinião sincero da jornalista sobre seus problemas de saúde e acrescentaram falsas alegações médicas para produzir propaganda antivacinação.

Especialistas disseram à AAP FactCheck que “câncer turbo” e “VAIDS” são condições médicas fictícias que são reivindicações populares na comunidade conspiratória.

A afirmação foi feita em um artigo de 7 de março (arquivado aqui ) no site de desinformação The People’s Voice, operado por Sean Adl-Tabatabai, um divulgador de desinformação em série que regularmente produz histórias enganosas de clickbait.

O artigo afirma: “ A jornalista da Fox News Ashley Papa foi diagnosticada com câncer turbo e Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (VAIDS) depois de ser forçada a tomar a vacina de mRNA por seu empregador”.

“A respeitada jornalista e mãe de um filho disse que ficou arrasada depois de descobrir que tinha dois distúrbios ‘raros’ após a injeção forçada de COVID”, afirma, antes de reimprimir o artigo de opinião da Sra. Papa sobre seu diagnóstico de câncer, publicado no Site da Fox News em 17 de fevereiro…

Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺