FALSO: Vídeo mostra presos em El Salvador, não infiltrados em atos golpistas de Brasília

Post apresenta um vídeo com imagens de pessoas presas e afirma que elas teriam sido detidas durante os atos golpistas de Brasília, em 8 de janeiro. Também destaca que seriam filiados ao PT e ao PSOL e pagos pela TV Globo. É falso. As fotos são de detidos pela Polícia Nacional Civil de El Salvador entre 29 de abril e 25 de novembro de 2022.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma série de pessoas algemadas. O texto que acompanha a publicação diz que as imagens teriam sido divulgadas pela polícia e que os detentos seriam infiltrados nos atos golpistas registrados em Brasília no dia 8 de janeiro. Todos seriam filiados ao PT e ao PSOL e pagos pela TV Globo. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

URGENTE 🚨 A POLÍCIA DIVULGOU OS QUE QUEBRARAM TUDO. OS INFILTRADOS ERAM ( TODOS ) FILIADOS AO PSOL E AO PT E FORAM PAGOS PELA GLOBO”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Todas as pessoas que aparecem na gravação foram detidas pela Polícia Nacional Civil de El Salvador, entre os dias 29 de abril e 25 de novembro de 2022. A unidade divulgou as fotos de todos os detidos em seu perfil no Twitter. Não há, portanto, relação com os manifestantes golpistas que depredaram as sedes dos três poderes em Brasília no dia 8 de janeiro.

O vídeo que compila as imagens circula nas redes sociais, pelo menos, desde o dia 13 de dezembro de 2022 e não traz, originalmente, qualquer menção a atos no Brasil, PSOL, PT ou à TV Globo…

Veja a apuração completa no site Lupa