Verificado: Putin levou seu cachorro para uma reunião de 2007 com a então chanceler alemã, Angela Merkel?

Apurado pelo site Snopes

Em março de 2024, uma postagem viral no Reddit descreveu um incidente ocorrido em 2007, no qual o presidente russo, Vladimir Putin, teria levado seu labrador preto de estimação para uma reunião com a então chanceler alemã, Angela Merkel, que tem medo de cães. 

(Captura de tela via Reddit)

O incidente acima realmente aconteceu. Em janeiro de 2007, durante uma reunião em Sochi, na Rússia, Putin trouxe sua fêmea labradora negra, Koni (às vezes escrita  Kuni ), para a sala onde ele e Merkel estavam sentados. Numerosas reportagens, incluindo um perfil de Merkel na The New Yorker , disseram que ela tinha medo de cães. Como tal, classificamos esta afirmação como “Verdadeira”.

Fotografias da Getty Images e vídeos da reunião mostram o labrador negro perambulando pela sala enquanto Merkel e Putin sentam-se frente a frente. Ela parece estar sentada rigidamente, sem tocar no cachorro, enquanto Putin inicialmente afasta Koni dela. Koni finalmente retorna para cheirar Merkel, que sorri, mas não acaricia o cachorro. Putin observa enquanto o cachorro permanece aos pés de Merkel.

..

Veja a apuração completa no site Snopes