Falso: Homem que pegou fogo ao incendiar bandeira de Israel era iraniano, não palestino

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que um vídeo mostra um palestino pegando fogo após tentar incendiar a bandeira de Israel, como afirmam publicações nas redes. O registro, na realidade, mostra um cidadão iraniano que foi atingido pelas chamas em 2021 durante um protesto no Dia de Al-Quds, data em que os muçulmanos prestam solidariedade à causa palestina.

O post enganoso acumulava 20 mil compartilhamentos no Facebook e 4.000 curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (11). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações nas redes enganam ao identificar como palestino um homem que aparece em vídeo pegando fogo após tentar incendiar uma bandeira israelense. Trata-se, na realidade, de um protesto realizado por um iraniano em 2021 no Dia de Al-Quds, última sexta-feira do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. Na época, o registro foi veiculado tanto pela imprensa israelense quanto pela iraniana (confira ).

O Dia de Al-Quds foi criado em 1979 pelo aiatolá Khomeini, ex-líder do Irã, para pedir pela libertação da Palestina. A data é tradicionalmente marcada por protestos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos