Falso: Réu do 8 de Janeiro absolvido por Moraes não confessou elo com facções criminosas

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou pela absolvição de um dos presos pelo 8 de Janeiro depois que descobriu que ele estaria envolvido com facções criminosas. As peças distorcem o relato de Geraldo Filipe da Silva, réu que disse à polícia, ainda em janeiro de 2023, que havia se mudado para Brasília e permanecido em situação de rua desde então porque fugia de criminosos pernambucanos. A advogada que o representa também negou, ao Aos Fatos, que ele tenha qualquer relação com o crime organizado. O julgamento ocorre no plenário virtual do STF: quatro ministros votaram pela absolvição até o momento, e os demais podem votar até sexta-feira (15).

Posts com as informações acumulavam 5.000 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (12).

Publicações nas redes têm distorcido um voto do ministro Alexandre de Moraes que defendeu a absolvição de Geraldo Filipe da Silva, preso sob acusação de ter participado do ato golpista do 8 de Janeiro. As peças afirmam que ele teria sido solto porque sua advogada teria exposto seu envolvimento com facções criminosas, o que não é verdade.

As publicações omitem o real contexto da ação penal 1.423, na qual Silva era acusado. Entenda na cronologia a seguir:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos