Verificado: Uso escolar do livro ‘O Avesso da Pele’ foi aprovado no governo Bolsonaro

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio do Ministério da Educação, está distribuindo material erótico em escolas de ensino médio. A suposta denúncia começou a partir de um vídeo no qual uma mulher, diretora de uma escola da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), mostra o livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório. Ela faz a leitura de trechos da publicação e acusa o governo de desrespeitar “os valores, a conduta, os bons costumes e a ética”. Falta contexto. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“ Gravíssimo: Ministério da Educação de Lula está distribuindo material erótico para escolas de ensino médio.Denúncia foi feita por uma Professora de Santa Cruz do Sul-RS.”

O governo Lula não está distribuindo “material erótico” para as escolas de ensino médio. O vídeo refere-se ao livro O Avesso da Pele (Companhia das Letras), premiado com o Jabuti 2021, que foi aprovado para integrar o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro de 2022, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — e não na atual gestão de Lula…

Veja a apuração completa no site Lupa