Verificado: ‘Nossas terras e empregos agora. Pare de redução de carga!’: Verificando os fatos de quatro grandes afirmações no manifesto eleitoral dos Combatentes pela Liberdade Econômica de 2024

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

O partido estava certo ao afirmar que os três bilionários mais ricos da África do Sul possuem mais riqueza do que os 26 milhões de sul-africanos mais pobres.

Aqui, a EFF expõe os seus compromissos em sete áreas principais , que disse terem sido baseadas nas propostas, no manifesto de fundação e na experiência colectiva do partido até agora: 

Tal como acontece com outros manifestos de partidos políticos , o Africa Check decidiu verificar os factos das afirmações feitas no documento. No entanto, enfrentamos dois desafios notáveis.

Primeiro, o manifesto é rico em promessas (a palavra “vontade” aparece mais de 1.700 vezes). É perfeitamente normal que um partido faça promessas durante a época eleitoral, mas não podemos verificar os factos sobre as afirmações sobre o futuro. 

Em segundo lugar, apesar das inúmeras tentativas de contactar a parte sobre as alegações que apresenta como factos, ainda não obtivemos resposta às nossas perguntas. Isto significa que não existem fontes de dados para algumas das reivindicações mais gerais, como a de que a EFF “deu efectivamente terras a 50.000 pessoas que não tinham terras”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦