Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Não há registos de que o Papa tenha feito essa declaração e em nenhuma das suas mensagens ele promoveu os fiéis a substituir o jejum e a abstinência durante a Semana Santa.
Circula nas redes sociais uma declaração atribuída ao Sumo Pontífice sobre a refeição da Semana Santa, segundo a qual ele teria dito: “O sacrifício não está no estômago, mas no coração”. Mas isso é falso.
Não há registos de que o Papa tenha feito essa declaração e em nenhuma das suas mensagens ele promoveu os fiéis a substituir o jejum e a abstinência durante a Semana Santa.
Esta citação é semelhante às declarações feitas em 2018 por um sacerdote da província de Neuquén.
Circula nas redes sociais uma frase atribuída ao Papa Francisco que diz o seguinte: “Coma o que quiser na Semana Santa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração. As pessoas se abstêm de comer carne, mas não conversam com os irmãos e/ou parentes, não visitam os pais nem cuidam deles. Não compartilham a alimentação com quem mais precisa, distanciam os filhos do pai/mãe e/ou avós. Criticam a vida dos outros, abusam do companheiro, etc. Um churrasco delicioso ou uma carne bem cozida não faz de você uma pessoa má, assim como um filé de peixe não faz de você um santo. Melhor procurar ter um bom relacionamento com Deus fazendo o bem aos outros. Sejamos menos arrogantes e mais humildes de coração.”(sic). No entanto, isso é falso.
A postagem no Facebook foi compartilhada mais de 6,2 mil vezes, segundo dados da própria rede social.
Uma pesquisa da citação no Google indica que ela está circulando pelo menos desde 2022 e não há registros de que o Papa Francisco tenha se expressado dessa forma. A citação viral vem de uma postagem no Facebook de 2018 do padre Rubén Capitanio, responsável pela paróquia Señora de Luján de Centenario, na província de Neuquén…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷