FALSO: Brasil. Idosa morreu nas instalações da polícia?

Estão a circular publicações a dar conta da morte de uma idosa nas instalações da Polícia Federal no Brasil. É falso: nenhuma idosa perdeu a vida e a fotografia é de mulher que morreu em 2022.

Apurado pelo site Observador

Fact Check. Idosa morreu nas instalações da polícia brasileira após ser detida nas invasões em Brasília?

Estão a circular publicações a dar conta da morte de uma idosa nas instalações da Polícia Federal no Brasil. É falso: nenhuma idosa perdeu a vida e a fotografia é de mulher que morreu em 2022.

Está a espalhar-se nas redes sociais a notícia da alegada morte de uma idosa de 77 anos a 9 de janeiro deste ano, supostamente num “campo de concentração de Lula”. A data em causa é o dia seguinte à invasão do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto em Brasília por apoiantes do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Embora a maioria das publicações seja vaga, algumas oferecem mais contexto: dizem que a mulher de 77 anos foi detida pela Polícia Federal num pavilhão da Academia Nacional, juntamente com outros 1.200 manifestantes envolvidos nas invasões da semana passada, e que perdeu a vida por falta de assistência por não ter recebido água, comida ou atendimento médico após ter-se queixado de dores no peito.

A história, no entanto, é falsa. A fotografia que surge nas publicações, algumas das quais ilustradas com a bandeira do Brasil e manchas de sangue, foi retirada de um banco de imagens (a Pexels) e até já foi utilizada noutros artigos em conteúdos com os títulos: “Como evitar o envelhecimento precoce dos dentes”, “Veja a relação de dormir e felicidade” ou “Microbiota intestinal e envelhecimento saudável”.

Mais do que isso, a idosa que aparece nas publicações morreu meses antes da invasão e da data de óbito que surge nas redes sociais. Num vídeo publicado no Instagram e noticiado pelo G1, a neta da mulher revelou que a idosa se chama Deolinda Tempesta Ferracini e que morreu a 10 de outubro de 2022, aos 80 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC)…

Veja a apuração completa no site Observador