Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que as jogadoras da seleção de futebol sub-17 da Irlanda viraram de costas durante o hino de Israel para protestar contra as ações do governo na Faixa de Gaza, como afirmam publicações nas redes. Na realidade, as atletas se viraram para encarar sua própria bandeira durante a execução do hino irlandês. Trata-se de uma tradição da seleção que pode ser observada em partidas anteriores.
O vídeo com a falsa alegação acumulava ao menos 12 mil curtidas no Instagram e 7.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (26).
Publicações nas redes têm compartilhado uma cena que mostra uma tradição da seleção irlandesa de futebol para sugerir que as jogadoras do país teriam protestado contra Israel durante as qualificatórias do campeonato europeu, na última sexta-feira (23) – o que é falso. As atletas não viraram as costas durante a execução do hino isralense, e sim durante o hino de seu próprio país.
Conforme pode ser verificado no vídeo, as jogadoras se viraram para trás – na direção da bandeira de seu país – durante o hino irlandês “Amhrán na bhFiann”. Durante o hino israelense, tocado antes, elas aparecem viradas para a frente e não fazem nenhum gesto em protesto (veja abaixo)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos