Verificado: Posts usam foto de manifestação de 2016 para mentir que ato de Bolsonaro reuniu 2 milhões de pessoas

Apurado pelo site Aos Fatos

Uma foto de um ato realizado em março de 2016 na avenida Paulista, em São Paulo, pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT), tem circulado nas redes como se tivesse sido registrada no último domingo (25), data do ato organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A imagem descontextualizada tem sido usada para inflar o público da manifestação bolsonarista e afirmar, de maneira enganosa, que o ato reuniu cerca de 2 milhões de pessoas.

A foto com o falso contexto acumulava mais de 1.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (27).

Publicações têm compartilhado uma foto de uma manifestação de 2016 para sugerir que o ato convocado por Bolsonaro no último domingo (25), na avenida Paulista, teria reunido 2 milhões de pessoas. A imagem que tem circulado nas redes foi feita em 2016 e mesmo a estimativa mais alta, feita pelo governo de São Paulo, não chega nem à metade do número citado.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a foto em questão pode ser encontrada nas redes desde 13 de março de 2016 (veja abaixo). Naquela época, manifestantes saíram às ruas de diferentes cidades do país para pedir o impeachment de Dilma Rousseff…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos