FALSO: Pelé vai ter os seus pés num museu?

Publicação viral alega que Pelé vai ter os seus pés num museu, depois da família ter autorizado. É falso.

Apurado pelo site Observador

Fact Check. FIFA vai preservar pés de Pelé num museu, com autorização da família?

Publicação viral alega que Pelé vai ter os seus pés num museu, depois da família ter autorizado. É falso.

Pelé foi um dos maiores jogadores de todos os tempos. O antigo campeão do mundo morreu o ano passado, no dia 29 de dezembro e muitas foram as homenagens feitas. Nas redes sociais, por outro lado, começaram a surgir publicações que davam a entender de que Edson Arantes de Nascimento (o seu verdadeiro nome) teria “os seus pés preservados num museu, depois de a família ter dado autorização”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Olhando novamente para a publicação em questão, não é possível ver onde é que o autor foi buscar a informação que difunde.  A verdade é que esta suposta notícia começou a ser divulgada nas redes sociais mas não foi difundida por nenhum jornal credível no mundo. É isso que mostra a pesquisa feita pelo Observador. Em algumas publicações semelhantes à que estamos a verificar, a TNT Sports, canal de notícias do Brasil, é apresentada como sendo a origem da divulgação desta informação. Mas uma busca no próprio motor de busca do site, o resultado é: zero, nenhum artigo fala sobre este assunto. Também não é possível encontrar qualquer artigo ou informação nos canais oficiais da FIFA, organismo que prestou homenagem a Pelé, criando-lhe uma página própria de obituário.

Por outro lado, a fotografia dos pés de Pelé é, de facto, real. Foi tirada pela conhecida fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz em 1981, em Nova Iorque. A própria partilhou essa imagem na sua conta oficial de Instagram no passado dia 23 de outubro de 2020, data em que o craque brasileiro faria anos…

Veja a apuração completa no site Observador