Falso: Polícia Militar não disse que 3 milhões de pessoas foram ao ato de Bolsonaro

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que a Polícia Militar de São Paulo estimou que 3 milhões de pessoas compareceram à avenida Paulista para o ato convocado por Jair Bolsonaro (PL), no último domingo (25). Na realidade, a PM estimou que o evento reuniu 750 mil pessoas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (29). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Posts nas redes enganam ao afirmar que PM de São Paulo estimou em 3 milhões de pessoas o público da manifestação ocorrida na avenida Paulista, no último domingo (25), após convocação do ex-presidente Bolsonaro. Em nota à imprensa, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do governo paulista informou que a Polícia Militar estimou um número que é menos de um terço disso: 750 mil pessoas (600 mil na avenida Paulista e 150 mil em ruas adjacentes).

A SSP afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que a estimativa foi feita por meio de um coeficiente de ocupação com base nas fotos aéreas e “informações das equipes em terra”.Após o encerramento do evento, a PM e a SSP afirmaram à CNN Brasil que não faziam mais estimativa de público. No entanto, o secretário da pasta, Guilherme Derrite (PL), aliado de Bolsonaro, afirmou no X (ex-Twitter) que o público total que compareceu ao ato tinha sido de 750 mil pessoas. Posteriormente, a SSP informou que a PM fazia a contagem de público para a “alocação de recursos, só não divulgava mais”, e corroborou o número informado por Derrite…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos