Falso: Nas redes asseguram que ‘as linhas ferroviárias renascem’ no Governo Petro, mas o processo começou com Santos e Duque

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Várias publicações nas redes sociais afirmam que o governo de Gustavo Petro “reativou o comércio ferroviário do país” com o transporte de café no trecho que liga o município de La Dorada (Caldas) a Santa Marta.

As publicações virais incluem um vídeo que mostra um trem de carga em uma ferrovia e uma marca d’água que localiza a gravação em La Dorada, Caldas, e mostra a data da gravação como 4 de fevereiro de 2024.

No Facebook ( 1 , 2 , 3 ) e Instagram compartilharam o vídeo com a mensagem: “HISTÓRICO! NUNCA VI! 🥳🥳🥳🚉🚉🚉 …Trem carregado de café até o pescoço, saiu de La Dorada Caldas, com destino a Santa Marta🚉🚉🚉…” (sic); “Trem de La Dorada Caldas a SantaMarta carregado de café (GOVERNO DE MUDANÇA)” (sic); “Atenção! As ferrovias renascem na Colômbia! Olhe para você! Um trem cheio de café de La Dorada a Santa Marta!!” (sic).

No entanto, isso é falso. A reativação desta ferrovia no país começou durante o governo de Juan Manuel Santos e durante a presidência de Iván Duque foram realizadas algumas viagens com embarques de café para exportação. Embora a Petro planeje fortalecer as rotas existentes e criar novos trechos ferroviários, esses projetos ainda estão em fase inicial de estudo.

Essa mesma narrativa migrou para X, por meio de diversos relatos. Por exemplo,  @SoyPaoEcheverry publicou no dia 7 de fevereiro de 2024, às 12h31 o seguinte: “Um trem carregado de café que sai de La Dorada, Caldas, com destino à cidade de Santa Marta. Obrigado presidente por trazer progresso às regiões esquecidas @petrogustavo”(sic)…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴