Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo narrado pelo “sistema”, onde é dito que as urnas eletrônicas de modelos antigos, exceto o modelo de 2020, utilizadas nas eleições presidenciais de 2022, continham um “algoritmo de segurança” que favorecia a vitória do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
No último modelo de urna 2020 os votos são reais e dão a vitória ao Bolsonaro (…) Já os demais modelos antigos controlados e com nosso algoritmo de segurança democrática dão a margem necessária ao Lula para virar a eleição. Esquece a probabilidade matemática, as regras racionais de estatística, ninguém da imprensa vai me questionar. Eu sou o sistema (…)
Nas eleições de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empregou seis modelos de urna eletrônica: UE 2015, UE 2013, UE 2011, UE 2010 e UE 2009, com a novidade para o modelo 2020 (UE 2020), que foi utilizado pela primeira vez no primeiro turno daquele ano. Apesar de apresentarem algumas diferenças entre si, todas as versões da urna utilizam os mesmos programas desenvolvidos pelo TSE…
Veja a apuração completa no site Lupa