Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o New York Times publicou uma charge racista na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é representado como um macaco que afirma que há um Holocausto em Gaza. O jornal americano nunca veiculou imagem semelhante à compartilhada pelas peças de desinformação. Produzida com o uso de inteligência artificial, a charge foi publicada originalmente por um usuário no Instagram.
Peças com a alegação enganosa acumulavam milhares de compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (20).
São mentirosas as publicações que afirmam que uma charge racista, que retrata Lula como um macaco, foi publicada pelo New York Times ilustrando reportagem sobre a fala do presidente sobre a atuação do governo israelense na Faixa de Gaza. A imagem que vem sendo compartilhada nas redes foi produzida por meio de inteligência artificial e não consta em nenhum texto publicado pelo jornal americano.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a charge foi postada originalmente no Instagram pelo usuário da conta @j.majburd, que se diz “defensor de Israel na luta contra o Islã radical e o antissemitismo”. O usuário, que já publicou outras imagens geradas artificialmente, intitulou o desenho de Lula “o discurso do macaco”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos