Apurado pelo site Aos Fatos
Não há registros de que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, tenha afirmado que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a atuação do governo israelense na Faixa de Gaza foi uma “imbecilidade” dita por alguém que “nitidamente desconhece 10% do que foi o Holocausto”. Aos Fatos não identificou nenhuma declaração semelhante de Meloni em veículos de imprensa italianos e brasileiros.
As peças de desinformação acumulavam milhares de curtidas no Instagram e milhares compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (22). Elas também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Diferentemente do que alegam publicações nas redes, não há registro de que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, tenha dito que Lula seria um “inconsequente que nitidamente desconhece o que foi o Holocausto”. Não há nenhuma declaração semelhante da política em veículos de imprensa italianos e brasileiros.
Aos Fatos identificou que a peça de desinformação foi publicada inicialmente por um usuário do X (ex-Twitter), que alegou que Meloni teria dado a declaração em entrevista à rádio italiana Antenna 1 no dia 19 de fevereiro. Não há, no entanto, qualquer registro de fala semelhante da primeira-ministra no site da rádio. Em nota, a Antenna 1 no Brasil negou que Meloni tenha sido entrevistada…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos