Falso: Lula não ameaçou levar ‘o Brasil para uma guerra’ para manter Presidência

Apurado pelo site Aos Fatos

Não há registros públicos de que o presidente Lula, (PT), após ser criticado por comparar a atuação de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, disse em reunião: “Levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe”. Aos Fatos não encontrou declaração de teor similar nos portais oficiais do governo ou em veículos de imprensa. Em nota, a assessoria do presidente também desmentiu a alegação.

A falsa atribuição acumulava mais de 5.000 curtidas no Instagram e 3.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (22). O post enganoso também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

São mentirosas as publicações que afirmam que Lula teria declarado que “leva o Brasil para uma guerra”, mas que ninguém o tira da Presidência. Não há nenhum registro público de que o presidente tenha dito algo semelhante. Em nota, sua assessoria também negou a atribuição: “Ele jamais disse isso e lamentamos a prática de divulgação com fins políticos que tanto mal fez à nossa democracia e saúde pública nos últimos anos”.

Lula de fato fez uma reunião com integrantes do governo na última terça-feira (20). Não há, no entanto, registros na imprensa ou em portais oficiais de que o presidente tenha dado a declaração compartilhada pelas peças de desinformação. Segundo o Globo, a reunião tratou de pautas que estão em tramitação na Câmara e no Senado, como a MPV 1.202/2023, que prevê a reoneração das folhas de pagamento…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos