Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Nos dois anos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, os Estados Unidos enviaram à Ucrânia mais de 75 mil milhões de dólares em ajuda militar e humanitária. Mas alguns utilizadores das redes sociais alegam que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, está a fazer mau uso dos fundos.
Uma postagem no Instagram de 19 de fevereiro compartilhou um trecho de um episódio de 27 de novembro do podcast “Redigido”, no qual o co-apresentador Clayton Morris disse que Zelenskyy “de alguma forma conseguiu comprar dois iates multimilionários… totalizando US$ 75 milhões”. (Redigido removeu este episódio de suas contas no YouTube e Facebook . Cópias e uma transcrição do vídeo ainda estão disponíveis online.)
Morris citou documentos que, segundo ele, mostram que Zelenskyy comprou dois iates de luxo, “Lucky Me” e “My Legacy”, em outubro de 2023, usando dois associados como procuradores.
“No entanto, os americanos, é claro, estão pagando por esse luxo. Seus impostos, para que Zelenskyy possa viver no luxo”, disse Morris, que já havia compartilhado falsas alegações sobre Zelenskyy, incluindo que ele estava se tornando cidadão americano …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸