Verificado: Ministro de Lula se referia ao total de eleitores; fala não indica fraude

Apurado pelo site UOL Confere

Postagens que circulam nas redes sociais distorcem uma fala do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre a porcentagem de votos obtidos por Lula (PT) no segundo turno das eleições de 2022.

Os 39% dos votos que Pimenta citou se referem ao total de eleitores que estavam aptos a votar nas eleições de 2022. Já considerando os votos válidos (que excluem as abstenções e os votos brancos e nulos), Lula obteve 50,90%, levando-o à vitória.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

No vídeo, um homem aparece falando que um dos ministros de Lula pode ter “revelado o verdadeiro resultado” das eleições de 2022 e aborda as baixas visualizações no canal do partido no Youtube. “Uma frase dita por um dos ministros de Lula pode ter revelado o verdadeiro resultado de 2022. Bom, o PT, Partido dos Trabalhadores e partido de Lula, tem um canal no Youtube. Esse canal, por sinal, assim como o de Lula, tem misteriosamente um número muito grande de inscritos, mas um número muito baixo de visualizações nos vídeos. Mas não é isso que interessa”.

Ele então fala de uma entrevista do ministro Paulo Pimenta, que está disponível no canal do partido. “O que interessa é o vídeo que foi ao ar na manhã de ontem, 12 de fevereiro. O programa Jornal PT Brasil, em sua série especial 44 anos do PT, trouxe nessa segunda entrevistas com Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do partido, e também com Paulo Pimenta, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Paulo Pimenta foi perguntado sobre um balanço do 1º ano do governo Lula”, diz o homem do vídeo, que corta para um trecho do vídeo do ministro. Veja a fala de Pimenta:..

Veja a apuração completa no site UOL Confere