Falso: Carta ‘bombástica’ que exalta ditadura militar e critica STF é antiga e não foi escrita pelo general Gilberto Pimentel

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais que o general Gilberto Pimentel, supostamente presidente do Clube Militar, teria escrito uma carta com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aos ministros da Corte. Esse documento teria sido publicado em um “blog fechado” do Exército Brasileiro chamado chamado Exarnet. 

Além de acusações contra o Supremo, o suposto autor da carta exalta a ditadura militar e sugere uma “grande mobilização” aos “patriotas”. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“E AGORA XANDÃO ? Vai mandar prender o General Gilberto Pimentel ? *CARTA BOMBÁSTICA POSTADA NO “BRASIL PELO EXARNET”,BLOG FECHADO DO EXÉRCITO.*Meus amigos de trincheiras, em um momento de instabilidade nacional em que o País passa, eu colocarei aqui alguns pontos muito importantes que estão engasgados na garganta.Com 41 anos de Carreira Militar, desde que ingressei ainda em nosso glorioso Regime Militar Democrático, aos 18 anos, no Exército e por meritocracia cheguei a General de Brigada do Exército, e agora sigo atuando pelo Comando de presidir o nosso Clube Militar. Eu nunca vi o que está acontecendo com a nossa Pátria.Entre tantas preocupações e anseios que a Sociedade necessita nesses tempos difíceis e sombrios que passamos, ainda existem aqueles que insistem em nos provocar e nos intimidar pelas Vias Radicais e Ditatoriais.Esse Tribunal que se diz ser Supremo, afronta a Nação de uma forma irresponsável, podando e talhando os Direitos Constitucionais adquiridos na constituição de 1988. (…)”..

Veja a apuração completa no site Lupa