Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que as torcidas organizadas de futebol do São Paulo, do Corinthians, do Palmeiras e do Santos marcaram um ato pró-democracia na avenida Paulista, em São Paulo, para concorrer com a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o próximo dia 25. A Mancha Verde, a Independente e a Gaviões da Fiel negaram ao Aos Fatos estar organizando qualquer tipo de protesto. Também não foi localizada nas redes qualquer convocação por parte da Torcida Jovem do Santos.
A peça desinformativa acumulava ao menos 8.000 curtidas no Instagram e mais de 1.200 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (15). Correntes com a alegação falsa circulavam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
São mentirosas as publicações que afirmam que as maiores torcidas organizadas paulistas vão se reunir numa manifestação pró-democracia na avenida Paulista no próximo dia 25 de fevereiro, data do ato convocado por Jair Bolsonaro.
Na última quarta-feira (14), após a desinformação viralizar, a diretoria da Mancha Verde — torcida do Palmeiras — publicou nota de esclarecimento em suas redes negando que tenha feito “qualquer convocação para que seus associados compareçam a manifestações de cunho político”…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos