Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Em um anúncio programado para o Mês da História Negra, o presidente Joe Biden elogiou os ganhos que os negros americanos obtiveram durante seu mandato.
O anúncio de 13 de fevereiro dizia: “A menor taxa de desemprego negro da história. A pobreza infantil negra foi reduzida pela metade. Número recorde de novos empreendedores negros. E mais de US$ 130 bilhões em dívidas estudantis perdoadas”.
Classificamos algumas dessas afirmações como principalmente verdadeiras: o mínimo recorde de desemprego negro foi alcançado em abril de 2023 e a pobreza infantil negra atingiu um mínimo recorde de 22,3% em 2022. A administração Biden também anunciou o perdão de dívidas estudantis totalizando US$ 136 bilhões . Embora os esforços de perdão de empréstimos estudantis não tenham diretrizes raciais, cerca de 85% dos estudantes negros terminam a faculdade com dívidas estudantis, em comparação com 69% dos brancos, de modo que os beneficiários negros de empréstimos beneficiam significativamente dos esforços de perdão de dívidas.
E quanto ao “número recorde de novos empreendedores negros”? Biden fez comentários semelhantes algumas vezes recentemente, inclusive em discursos de campanha em 27 de janeiro na Carolina do Sul e em 4 de fevereiro em Las Vegas …
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸