Brasil: 5 cheques nos discursos de posse de Lula da Silva

No início de sua terceira presidência, o atual presidente brasileiro se referiu às conquistas das gestões anteriores do Partido dos Trabalhadores. Compartilhamos as principais checagens dos sites brasileiros de verificação de dados Agencia Lupa e Aos Fatos.

Apurado pelo site Chequeado

No início de sua terceira presidência, o atual presidente brasileiro se referiu às conquistas das gestões anteriores do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação ao emprego formal e ao ensino superior. No primeiro caso ele exagerou os dados, mas no segundo ele foi preciso com os números.

Ele também elogiou os esforços do PT em relação às reservas internacionais (afirmou algo verdadeiro). 

Lula também criticou a gestão da pandemia feita por seu antecessor, Jair Bolsonaro; e outros indicadores sociais. Ele disse informações falsas ao se referir às vítimas da COVID-19 no Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do Brasil pela terceira vez em 1º de janeiro de 2023. O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) fez 2 discursos, o primeiro perante o Congresso Nacional e o segundo em frente ao Palácio do Planalto, sede do poder executivo.

Os sites brasileiros de verificação de fatos Agencia Lupa e Aos Fatos verificaram as alegações do presidente. A seguir, compartilhamos as principais verificações.

Em seu discurso perante o Congresso brasileiro, Lula criticou a gestão da pandemia de COVID-19 realizada por seu antecessor Jair Bolsonaro . Nesse contexto, garantiu que “em nenhum outro país o número de mortes [por COVID-19] foi tão elevado em proporção à população como no Brasil”…

Veja a apuração completa no site Chequeado