Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais vídeo que traz uma receita indicada pela “fitoterapia ancestral” que seria eficaz no tratamento dos sintomas da dengue. A recomendação é tomar 200 ml de suco de limão, uma vez ao dia. E, para evitar o agravamento da doença, tomar de hora em hora 50 ml de caldo de cana-de-açúcar. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
O remédio que eu vou te passar agora acaba com todos os sintomas de uma vez em poucas horas, porque vai agir na carga viral. O limão é uma planta antiviral e o remédio consiste em ministrar uma dose alta de limão pra ter esse efeito antiviral rapidamente. […] Esprema 200 ml do limão taiti. Dá mais ou menos um copo de limão. Beba todo o copo de uma vez só. Basta apenas uma dose. A carga viral vai acabar, bem como todos os sintomas nas próximas horas. Nos casos de dengue em que as plaquetas começam a baixar, o que pode levar à dengue hemorrágica, é preciso tomar os 200 ml de limão pra erradicar a carga viral primeiro. E, logo depois, fazer o seguinte procedimento: tomar, de hora em hora, 50 ml de caldo de cana. Pode tomar esse volume de caldo de cana por umas seis horas consecutivas. Esses dois procedimentos vão eliminar a carga viral e aumentar muito rapidamente as plaquetas no sangue
Não existe comprovação científica de que o suco de limão ou de que o caldo de cana-de-açúcar sejam eficazes no tratamento da dengue. O Ministério da Saúde, em seu site, afirma que ainda não existe tratamento específico para casos graves de dengue. Em casos leves, a pasta recomenda repouso relativo e administração de paracetamol ou dipirona para alívio da dor ou febre…
Veja a apuração completa no site Lupa