Falso: É falso que as vacinas contra a COVID-19 tenham causado um ‘grande número de mortes súbitas em pessoas jovens e saudáveis’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Um vídeo do grupo “Médicos pela Verdade” – onde denunciam supostas mortes causadas pela vacina COVID-19 – está circulando online. No entanto, isso é falso. A vacinação contra o coronavírus é segura e eficaz, como demonstrado por numerosos estudos científicos revistos por pares e também por organizações internacionais.
Circula nas redes sociais um vídeo de um encontro promovido pelos “Médicos pela Verdade” onde denunciam supostas mortes causadas pela vacina COVID-19.

No entanto, isso é falso. Conforme já indicado em verificações semelhantes do Chequeado , a vacinação contra o coronavírus é segura e eficaz, conforme demonstrado por numerosos estudos científicos revisados ​​por pares e também por organizações internacionais.

Além disso, os “Médicos pela Verdade” são um grupo de negadores da pandemia de coronavírus que criam e espalham sistematicamente informações erradas sobre a COVID-19.

Circula nas redes sociais um vídeo de um encontro promovido pelo grupo conhecido como “Médicos pela Verdade” onde afirmam que, devido às vacinas contra a COVID-19, houve um “grande número de mortes súbitas em pessoas saudáveis, jovens e anteriormente inoculados”, bem como “abortos e mortes pré-natais não investigados”. No entanto, isso é falso.

Conforme já indicado em verificações semelhantes do Chequeado , a vacinação contra o coronavírus é segura e eficaz , conforme demonstrado por numerosos estudos científicos revisados ​​por pares e também por organizações internacionais. 

O vídeo chegou ao número do WhatsApp do Chequeado para ser verificado diversas vezes. Também foi divulgado no X, onde recebeu mais de 2 mil compartilhamentos e no Tik Tok onde teve mais de 10 mil visualizações…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷