Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Apesar das doações de sangue terem continuado desde o início da pandemia da COVID-19, as alegações de que as pessoas vacinadas não estão autorizadas a doar plasma sanguíneo continuam a circular nas redes sociais.
A afirmação é falsa. Todas as organizações de doadores de sangue americanas, australianas e neozelandesas afirmam que as doações de plasma sanguíneo são permitidas se você tiver sido vacinado.
Uma conta do Instagram da Nova Zelândia compartilhou a afirmação , divulgando um tweet americano datado de 2021 que afirma: “A Cruz Vermelha não aceitará doações de plasma de pessoas que receberam a vacina Covid”.
O autor do tweet continua: “Você está disposto a colocar algo em seu corpo que é tão não testado que o FDA e a Cruz Vermelha não sabem se você pode doar plasma, mas o fato de eu não querer tomá-lo me torna irresponsável?”
O plasma é a porção líquida do sangue que representa cerca de 55% do sangue, de acordo com os Serviços de Sangue da Cruz Vermelha Americana . É usado para tratar uma variedade de doenças e condições médicas urgentes.
O tweet original refere-se à Cruz Vermelha Americana , enquanto na Nova Zelândia o Serviço de Sangue da Nova Zelândia gerencia as doações de sangue, e a Cruz Vermelha Australiana Lifeblood faz o mesmo naquele país…
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺