Apurado pelo site Snopes
Em 12 de fevereiro de 2024, uma série de vídeos virais alegaram mostrar manifestantes israelenses dançando ao som de música rave eletrônica na fronteira Gaza-Israel enquanto tentavam bloquear a entrada de caminhões de ajuda humanitária no território.
Uma postagem no X (antigo Twitter) dizia: “há pessoas que se sentem confortáveis para organizar uma rave para bloquear a ajuda humanitária, para mulheres e crianças que estão a poucos passos de distância e que são dizimadas por uma máquina de guerra indiscriminada”.
Outra postagem , em hebraico, mostrava os mesmos dançarinos de um ângulo diferente com as mesmas bandeiras visíveis. A postagem dizia (de acordo com o Google Translate): “A passagem de Kerem Shalom foi bloqueada para o movimento de caminhões de ajuda ao Hamas. Dê uma boa olhada em Gaza. Ainda vamos dançar em sua ruína.”
Esses vídeos são autênticos, como evidenciado pelas fotografias disponíveis ao público na mídia e pela cobertura do mesmo evento. Snopes comparou uma série de fotos da Getty Images com as filmagens e encontrou fotos das mesmas pessoas vistas dançando nos vídeos. Como tal, classificamos esta afirmação como “Verdadeira”…
Veja a apuração completa no site Snopes